segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como me organizo com as refeições diárias e compras no supermercado



Tenho lido na maioria dos blogs que as compras (supermercado, sacolão e feiras) são feitas semanalmente, isso não deu muito certo conosco, o Alex odeia supermercado, ele tem passado a gostar um pouquinho depois que nos casamos, então por isso e também pela falta de tempo fazemos a compra mensalmente.

No inicio do mês imprimo uma lista com os itens, quantidade e deixo um campo para o valor, no supermercado somamos os valores para termos uma ideia e assim não ultrapassar o valor estipulado para a compra.

A lista que uso eu peguei em algum site que não me lembro, se você for o dono me avise que retiro ou coloco os devidos créditos.

Ao anotarmos o valor de cada compra já nos deparamos com aumento de até R$ 10,00 no valor total da nossa lista para a soma no caixa, então serve também como um “fiscalizador”.

Geralmente eu uso uma lista genérica de compras mas conforme o mês vou acrescentando alguns itens, sem contar aqueles itens que compramos em um mês e duram até 4, 5 meses, como exemplo o molho shoyu, Vanish, etc.

Todo inicio de ano a igreja em que congrego da aos membros um calendário com os informes de festividades, cultos e outros. Neste calendário eu escrevo quais os pratos que pretendo fazer no mês inteiro, já considerando alguma festinha ou saída com os amigos, assim eu calculo o quanto de carne, frango, linguiça e etc nós temos que comprar para o mês, antes de sair de casa eu tiro do congelador a quantidade que usarei na janta.

Meu calendário, anoto tudo!
E além do calendário me organizo com o Google Agenda, é simples e fácil, basta ter um e-mail e pronto ja tem acesso a agenda.


Com relação as verduras e frutas mesmo comprando no inicio do mês elas geralmente não estragam, o alface eu lavo logo quando chego em casa e guardo em um pote na geladeira, conserva muito bem, e o restante assim que vejo que já esta estragando coloco na marmita do amor ou trago para o serviço.
É isso meninas, espero ter ajudado!
Beijos.
 

15 comentários:

  1. uma boa dica pra quem compra verdura mensalmente e picar alguns legumes pra guardar,lá em casa por exemplo,eu pico a couve e coloco num saco plástico,pico chuchu e guardo numa saquinho plástico também e por ai vai,,ajuda bastante a conservar,além de facilitar sua vida..bjos amei as dicas

    http://omeudiaestachegando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Compra de verdade eu faço no começo do mês, mas toda semana vou ao supermercado comprar carnes e verduras e iogurtes para as crianças. E sempre tá faltando alguma coisa em casa kkkkkkkkk
    Queria ser organizada assim hein
    Beijosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi eu amo ir ao supermercado me falta é tempo mesmo, mas adoro, vou na feira toda semana, acho melhor levar as frutas frescas, ainda não testei lavar a alface a guardar no pote, mas peguei umas dicas e vou tentar usa-la.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delicia de post amei, vou guardar tudinho para eu aprender a me organizar... sou uma negação em organização assim, vai ser dificil viu...rsrs

    bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gabi, obrigada por informar a quantidade lá no blog.
    Lá em casa também fazemos a compra mensalmente. Pegamos um fim de semana, de preferência no início do mês, e fazemos supermercado e compramos as carnes que queremos comer no mês. As verduras não compramos para o mês todo, porque dura no máximo duas semanas (sem contar que o marido é meio fresquinho com essas coisa). Costumamos então fazer sacolão umas duas vezes ao mês.
    Gostei muito dessa ideia de programar o que vai comer durante o mês, só não sei se lá em casa dá certo pq tem dia que quero fazer coisa simples.
    Uma coisa que faço lá em casa é fazer comida que dê para dois dias de marmita. Como não jantamos, faço a comida numa quantidade que dê para colocar na minha marmita e na marmita do marido para dois dias. Então faço comida um dia sim e um dia não. O marido não liga de comer repetido e ama essa ideia, na verdade ele que sugeriu.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Adorooo esses posts que ajudam nós noivinhas a nos preparar :)
    Ameei Gabi..

    No su blogue não tem a opçao de seguir?:(

    Bjos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Meu marido queria fazer compra semanal, igual a mãe dele...Mas consegui convencer a fazer mensal, por questão de tempo principalmente hehe
    Mas ainda não sou tão organizada quanto você :/
    Beijoo

    ResponderExcluir
  8. Ja penso nisto...ja estou acostumada a compras mensais...mas so depois de casada e que verei como isto vai ficar...otimo post
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Gabi,como vc é organizada!
    lá em casa,até agora,fizemos a compra mensal,as verduras também,até agora tá ok!


    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Di e eu fazemos compras do mês ( produtos de limpeza, alimentos perecíveis etc) e feira do sábado nos fins de semana( fruta, verdura e legumes).. Faço igual a vc com alface, lavo, seco e coloco numa vasilha... assim conserva muitoooo, tem vez que dura mais de 1 semana.. Uma dica que aprendi com meu marido: colocar as frutas e verduras lavadas e secas dentro desses sacos próprios pra alimentos, amarre-os e coloque-os na geladeira, vc vai ver o qto conserva.. fica tudo fresquinho.. Eu não consigo programar nada do que comer.. às vezes faço no improviso rsrs
    Bjuuuu
    Mi

    ResponderExcluir
  11. Gabiii, eu tbm adimiro quem tem animo pra ir toda semana viu, eu não tenho mesmo!!!!
    To pensando em fazer de 15 em 15 dias, mas é uma hipótese... tipo eu não tenho tbm paciencia pra anotar preços, não mesmo! kkkkkkkkkk
    Gostei da dica do alface, pq comigo nao dura nada menina, mas pq guardava sem lavar!



    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi, conheci seu blog pelo blog da Karol (coisa de casada) e já estou te seguindo.
    Gostei das dicas que vai dá por aqui.
    Beijos
    Ki
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  13. Super organizada. Também faço compras mensalmente, acho bem melhor. Já as frutas e verduras compramos a cada 15 dias o que estiver faltando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiii Gabi, tudo bem?

    Nossa... como você é organizada! Parabéns! Eu até tento ser organizada também, mas acabo me confundindo em minhas próprias anotações... hahahaha... o que tem dificultado este momento de minha vida (os preparativos para o meu casamento).

    BjosS,
    Jack!

    http://www.umcasalsonhador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gabiiiii

    Não tinha passado aqui nesse novo blog. Desculpa viu.

    Adorei a organização..muito útil.

    Beijooos

    http://royalweddingbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir