segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Administrar o tempo é planejar a vida"


Essa semana será provavelmente a semana mais corrida do mês, semana de provas, entrega do projeto de TCC e fechamento de meta na empresa, e isso tudo significa que infelizmente vou ter que ficar um pouco longe dos blogs, por conta disso fiquei pensando: e como será quando eu estiver casada? Vou saber administrar meu tempo? Vou conseguir ser a mulher, a trabalhadora, a estudante e a dona de casa? MEU DEUS! rs
Joguei no Google: como administrar o tempo na vida de casada? E encontrei esse texto que gostaria de compartilhar com vocês, boa leitura e se Deus quiser nos "vemos" no final de semana.

Beijos, Gabi : )

"Administrar o tempo é planejar a vida
Eduardo O C Chaves
(...)
3) Digamos que você considere importante ficar mais tempo com sua família. Por outro lado, você tem que trabalhar x horas por dia. Se o seu trabalho é mais importante do que ficar com a sua família, o problema está resolvido: você trabalha, mesmo que isso prejudique a convivência familiar. Mas e se o trabalho não é mais importante para você do que a convivência familiar? Neste caso, provavelmente o trabalho é urgente, no sentido de que tem que ser feito, pois doutra forma você vai ser despedido (ou perder clientes, se for autônomo ou empresário) e vai ter dificuldades para manter sua família (embora, sem trabalho, provavelmente vai poder passar mais tempo com ela…). Aqui o conflito é entre o importante e o urgente - e é aí que a maior parte de nós se perde, e por uma razão muito simples: algumas das tarefas que temos que realizar não são selecionadas por nós, mas nos são impostas. Isto é: não somos donos de todo o nosso tempo. Não temos, em relação ao nosso tempo, toda a autonomia que gostaríamos de ter. Quando aceitamos um emprego, estamos, na realidade, nos comprometendo a ceder a outrem o nosso tempo (e, também, o nosso esforço, a nossa capacidade, o nosso conhecimento, etc.). Este é um problema real e de solução difícil: não somos donos de boa parte de nosso tempo.

4) Acontece, porém, que geralmente usamos mal o tempo que dedicamos ao trabalho (e, por isso, temos que fazer hora extra ou trazemos trabalho para casa), ou mesmo o tempo que passamos em casa. Usar mal QUER DIZER que muitas vezes usamos o nosso tempo para fazer o que não é nem importante nem urgente, mas apenas algo que sempre fizemos, pela força do hábito. Alguém me disse, quando eu era criança, que a gente nunca deveria abandonar a leitura de um livro, por pior que ele fosse. Que bobagem! Mas quanto tempo desperdicei terminando de ler coisa que de nada me serviu por causa desse conselho! Uma vez me peguei dizendo à minha família que não poderia fazer algo (não me lembro o quê) domingo de manhã porque precisava ler os jornais. Eu lia, religiosamente, a Folha e o Estado aos domingos de manhã (sinto muito, folks: há tempo que não freqüento escola dominical). Lia por hábito. Achava que um professor tem que se manter informado. Mas quando disse que "precisava" ler os jornais me dei conta de que realmente não precisava lê-los. O que é de pior que poderia me acontecer se eu não lesse os jornais, me perguntei. NADA, foi a resposta que tive honestamente que dar. Se houver algo importante nos jornais provavelmente fico sabendo no noticiário da TV, ou na VEJA. Mas daí me perguntei: e preciso ler a VEJA todas as semanas? Resposta: não. Existe algo que eu prefiro ler/fazer naquelas manhãs de domingo que ganhei? Claro, muitas coisas - PARA AS QUAIS EU ANTES NÃO TINHA TEMPO. Ganhei as horas dos jornais, ganhei as horas da VEJA, fui ganhando uma horinha aqui outra ali, para as coisas que eu realmente queria fazer há muito tempo e não achava tempo…

5) Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio. É uma batalha constante, que tem que ser ganha todo dia. Se você quer ter a autonomia de decidir passar mais tempo com a família, ou sem fazer nada, você tem que ganhar esse tempo deixando de fazer outras coisas que são menos importantes para você. Em última instância pode ser que você até tenha que, eventualmente, arrumar um outro emprego ou uma outra ocupação.

6) O tempo é distribuído entre as pessoas de forma bem mais democrática que muitos dos outros recursos de que nós dependemos (como, por exemplo, a inteligência). Todos os dias cada um de nós recebe exatamente 24 horas (a menos que seja o último dia de nossas vidas): nem mais, nem menos. Rico não recebe mais do que pobre, professor universitário não recebe mais do que analfabeto, executivo não recebe mais do que operário. Entretanto, apesar desse igualitarismo, uns conseguem realizar uma grande quantidade de coisas num dia - outros, ao final do dia, têm o sentimento de que o dia acabou e não fizeram nada. A diferença é que os primeiros percebem que o tempo, apesar de democraticamente distribuído, é um recurso altamente perecível. Um dia perdido hoje (perdido no sentido de que não realizei nele o que precisaria ou desejaria realizar) não é recuperado depois: é perdido para sempre.

7) Há os que afirmam, hoje, que o recurso mais escasso na nossa sociedade não é dinheiro, não são matérias primas, não é energia, não é nem mesmo inteligência: é tempo. Mas tempo se ganha, ou se faz, deixando de fazer coisas que não são nem importantes nem urgentes e sabendo priorizar aquelas que são importantes e/ou urgentes.
8) Quem tem tempo não é quem não faz nada: é quem consegue administrar o tempo que tem de modo a poder fazer aquilo que quer.
(...)
11) Mas tudo começa com uma verdade tão simples que parece uma platitude: se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá - por mais tempo que tenha.

12) Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneira de obter mais. Por isso, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo. Prolongar a duração de nossa vida não é algo sobre o qual tenhamos muito controle. Aumentar a nossa vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao alcance de todos. Basta um pouco de esforço e determinação. "

Quer ler mais deste artigo, clique aqui.

16 comentários:

  1. É verdade Gabi, ás vezes essa tarefa é realmente muuuito difícil! :/

    Fica com Deus flor! :*

    ResponderExcluir
  2. nem me fale em TCC eu corrigi mais de 100 essa semana.

    bjs!!

    http://diariodeumabride.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa tarefa é muito complicada mesmo, fico pensando a mesma coisa aqui do outro lado ano que vem estare trabalhando e fazendofaculdade e ainda terei que ter tempo para administrar tudo!

    Beijos e adorei o texto!

    ResponderExcluir
  4. Poxa tbm fico pensando no mesmo, como administrar tudinho!
    Leia esse blog aqui, recomendo: vidaorganizada.com.br

    Bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Gabi!
    Boa sorte nessa sua semana corrida! Vai dar tudo certo ;D

    Ótimo texto, temos que ter jogo de cintura para conciliar tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu consigo me organizar, mas NADA pode sair do lugar... se eu chegar 5minutos atrasada pra uma coisa, já atrapalha o que eu tinha que fazer no final do dia huahua' mas é assim mesmo, a gente consegue sempre ^^
    Excelente terça!
    Beijinhos ;*

    http://www.bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Administrar o tempo é realmente difícil mas fica tranquila que você consegue sim.
    A vida de casada é uma delícia :)

    Beijos, querida.
    (boa sorte durante a semana)

    ResponderExcluir
  8. Boa semana pra vc...
    Com força de vontade com certeza vc vai conseguir administrar o tempo depois de casada e conte com a ajuda do marido tbm...bjo

    ResponderExcluir
  9. é o que to tentando fazer no memento.. afeee..
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Tempo, Tempo tempo rs
    Agora que terminei a faculdade, tenho que estudar para o contrato e tantas outras coisas e o que eu mais sei fazer é deitar quando chego cansada e ficar aqui na net rs
    acho que preciso administrar melhor rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muita coisa né, tem que ser organizar muuuito rs
    Beijos :* BlogDDC♥

    ResponderExcluir
  12. Essa tarefa é bem difícil mesmo, adorei o post!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Hei Gabi, que saudades *-*
    estava sumida organizando minha vida, e finalmente consegui, e retomei meu blog, ufa
    conte-me as novidades *-*
    senti a sua falta rs =/
    beijocas linda

    ResponderExcluir
  14. Pois é, tb me pego pensando nisso, será que vai dar tempo de tudo??? o que realmente vale a pena???

    Boa sorte nessa semana!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  15. Gabi, td bem?
    Quando estabelecemos uma rotina logo fica fácil administrar o tempo! É só questão de hábito e disciplina!!

    Beijokas e não suma!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post. Combina com o que estou vivendo hoje...rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir